Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


terça-feira, 1 de maio de 2012

O sono e o TDAH


Transtornos do Sono e a TDAH
Atualmente é muito comum as queixas de pais  e  educadores, em relação as crianças que apresentam  sintomas de TDAH (transtorno por deficit de atenção). Embora deva-se ter muito cuidado quanto ao diagnóstico de crianças com dificuldades na aprendizagem, nem todas elas irão apresentar TDAH.  Conforme estudos recentes além de outros problemas o sono pode ser o vilão da história, deixando a criança desatenta, irritada, sem energia. O sono é de extrema importância para a criança, no entanto , o que vemos, são crianças com agendas mais extensas do que a de adultos, resultado , a criança não irá ter o rendimento desejado. O transtorno do sono pode ser responsável pela falta de apetite das crianças, mal-humor, falta de atenção e claro baixo desempenho escolar.
Este texto abaixo aborda de maneira clara e objetiva sobre o assunto.  Lembrando mais uma vez , que apenas profissionais qualificados podem dar um diagnóstico preciso de TDAH ou qualquer outro transtorno que esteja comprometendo a saúde biopsicossocial da criança. O ser humano, assim como a criança, deve ser visto no seu aspecto global, inserido em mundo dinâmico, onde exerce influência e influencia ao mesmo tempo.
Suely Martins - Psicóloga.

Distúrbios do sono em crianças podem levar a diagnóstico incorreto de déficit de atenção

Os diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade (TDAH) em crianças aumentaram muito nos últimos anos, subindo 22% entre 2003 e 2007, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Contudo, muitos especialistas acreditam que a doença pode não ser a epidemia que parece.
Os pesquisadores afirmam que muitas crianças recebem o diagnóstico de TDAH quando, na verdade, possuem outro problema: distúrbios do sono, como a apneia do sono. A confusão pode explicar o número expressivo de casos de crianças com TDAH, e os medicamentos usados no tratamento podem estar apenas agravando o problema.
"Ninguém está afirmando que a TDAH não existe, mas existe agora o claro reconhecimento de que precisamos primeiro descartar os distúrbios do sono", afirmou Merrill Wise, neurologista pediátrico e especialista em medicina do sono do Centro de Distúrbios do Sono do Serviço Médico Metodista, em Memphis.
Os sintomas da falta de sono nas crianças são semelhantes aos do TDAH. Enquanto a pessoa adulta sente sonolência e cansaço com a falta de sono, a criança geralmente fica inquieta, mal-humorada e desobediente. Ela pode ter dificuldades para se concentrar, permanecer sentada e se relacionar com os colegas.
.O mais recente estudo sugerindo uma relação entre sono inadequado e sintomas de TDAH foi publicado no mês passado, no periódico Pediatrics. Os pesquisadores acompanharam 11 mil crianças britânicas durante 6 anos, iniciando quando elas tinham seis meses de idade. As crianças que tiveram o sono afetado por problemas respiratórios, como ronco, respiração bucal e apneia, estavam entre 40 e 100% mais propensas a desenvolver problemas de comportamento semelhantes aos do TDAH do que aquelas com respiração normal.
Kate Murphy
Do The New York Times

30/04/2012

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog