Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


domingo, 25 de março de 2012

Educar com amor!

       Educar, exige esforço, sabedoria, dedicação, paciência. Uma arte divina, um dom supremo, educar é para as crianças uma necessidade, pois para crescer e viver em sociedade todos precisamos aprender  a conviver com o outro.  Viver em família significa disponibilidade para aprender sempre, ensinar sempre e amar sempre.
       Percebemos nos dias de hoje que muitos pais sentem muita dificuldade em educar seus filhos, e muitas vezes passam tal responsabilidade para outros, seja por medo de errar, de não dar conta, enfim, acabam se sentindo pressionados a serem prefeitos, amigos, legais, compreensivos, e acabam por esquecerem o principal, ser pai, ser mãe, ser o responsável pela educação do seu rebento,e envolvidos pelo medo ou pela culpa de não ter tempo para dar atenção a seu filho. E claro, vão culpar um ao outro (pais), ou a escola, os professores, os avós, qualquer outra pessoa que lhes salvem da responsabilidade que é sua. Sim, não devem delegar tal poder, dever, direto, que é seu, a outra pessoa, mesmo que pareça  uma missão impossível, acredite, você é capaz, não existe manual de instrução para pais, nem para filhos, só se aprende vivendo, e viver dá trabalho, exige esforço, atenção, e estar disponível para aprender as lições da vida, então como impedir que os filhos sofram, que aprendem a ser educados, honestos, sem o nosso exemplo?
       Viver é um ato de amor, e para educar é necessário amar. Aprendi que só damos aquilo que temos, e percebi em minha prática profissional que muitos pais não aprenderam a amar, então como amor? Mas não nos esqueçamos de que a vida nos ensina a viver, e nos dá todos os instrumentos para sermos felizes, e que se não damos amor porque não sabemos, ou não tivemos na infância, podemos aprender a receber, para ter o que dar. Os filhos podem ajudar aos pais a prender a amar, a ter paciência, organização, a ser feliz. 
        Educar, também  é colocar limites, dizer não, dar bons exemplos de vida, orientar, mas não esquecer de jamais de deixar livre para voar.  Alguns pais tem dificuldades em dizer não, algumas vezes por culpa de estar a maior parte do tempo trabalhando, ou por medo de que o filho deixe de amá-los. Para os pais separados que não podem estar presentes o tempo todo, fica o lembrete "não existe ex- filho, ou ex-pai, ex-mãe, a relação entre pais e filhos é pra sempre, assim com o amor...e paciência, a criança feliz hoje, será o adulto resolvido de amanhã.

                                  Suely Martins - Psicóloga



Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
Paulo Freire


        
        

       

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog