Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


sábado, 14 de janeiro de 2012

A Arte de educar!

Educar para a vida.
Nos dia atuais, nos deparamos com tantas teorias e técnicas para se educar melhor, que nos esquecemos que antes das teorias, devemos perceber a pessoa que precisa ser educada. Sim, ensinamos quando educamos e aprendemos quando nos colocamos a disposição de educar. Os pais vivem eternos conflitos e culpas por não saberem qual a melhor forma, ou fórmula para educar seus filhos, como se isso fosso  possível, e se esquecem que o mais importante é amor. Somos invadidos diariamente por uma poluição da mídia, nossa sociedade atual e tecnológica entram em nossas casa com informações nem sempre positivas e necessárias para nossa família , em especial para nossos filhos. Temos psicopedagogia demais e responsabilidade de menos, pois transferimos o papel que é nosso por direito e dever, e nos obrigamos a acatar o que a sociedade consumista nos da. Vivemos em um mundo o "homem" é julgado pela aparência e não mais pelo seu caráter, onde vale tudo pra "ter" não importa mais quem somos. E por falar nisso, o que somos não irá fatalmente contribuir para a formação dos nossos filhos tanto quanto nossas atitudes?
Vale a pena pensar!...Educar é uma arte, um dom , um ato de amor. Não nos esqueçamos disso, um ato de amor, incondicional, daqueles que só os pais (biológicos ou não) sabem ter e acima sentir e dar.
Assim é o amor, quanto mais se dá , maior fica. As vezes uma ajuda é necessária sim, uma opinião profissional, mas o mais importante ainda é aceitar o compromisso de ser pai, mãe e acima de tudo, responsável por aquele cativas!
Suely Martins - Psicóloga.


  Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos.(Maria, a maior educadora da História)
Augusto Cury

Pesquisar este blog