Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


sábado, 31 de março de 2012

Acerto o alvo!



As vezes reclamamos da vida, das pessoas e de coisas que julgamos estar errado, ou fora do lugar. Pedimos que as pessoas mudem, enfim que o mundo mude para se adequar as nossas expetativas. Mas o tempo ensina , que  a única pessoa que podemos mudar, é a nós mesmo, sim, devemos começar por uma reflexão daquilo que nos desagrada, e tentar com vontade transformar nossos pontos negativos em positivos, nossos defeitos em qualidades. Esse texto abaixo, é do Dalai Lama e deve ser lido com respeito pela pessoa sábia que ele, independente das questões religiosas.
 Suely Martins - Psicóloga

Começa por ti

Tua natureza divina não foi feita para ser aprisionada à sombra do sofrimento, fora do alcance de Deus, e sim para expandir, crescer, para assim, reencontrar sua real função.
És a flecha que tem por destino ser arremessada ao tronco do conhecimento e, se forças em direção contrária, cais em depressão, por negares ao teu ser a tua real necessidade que é a de estares livre, presente na tua realidade divina. Deves saber que as coisas não precisam acontecer nesta ordem.
Tens a opção em escolher novamente, sempre que sentires a ausência do teu coração em tuas decisões, ou seja, a ausência da paz de espírito.
Volta, recolhe teu ser no silêncio que habita
tua morada, e lá, começa por ti.
O que queres que não podes ter?
Nesta frase tão curta, reside todo o emaranhado de fios que te sufocam a cada dia.
Começa por ti e em ti. 

Aprende a conhecer tuas reais necessidades
e começa por elas.
Uma a uma, purificando teu ser do sofrimento que tens te causado por todo este tempo.
Desacredita da tua má sorte e põe tua atenção, teu coração no conhecimento que está dentro de ti, em silêncio, a esperar-te para dar-te a paz,
a certeza de quem és.

" Para cultivar a sabedoria, é preciso força interior. Sem crescimento interno, é difícil conquistar a autoconfiança e a coragem necessárias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossível torna-se possível com a força de vontade."
Dalai Lama

quarta-feira, 28 de março de 2012

Auto-estima e prazer.


Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamenteDalai Lama
   A auto-estima é, por definição, a estima por si mesmo, o amor próprio. É , antes de mais nada, se conhecer. Esta é a questão : você se conhece?Você é capaz de perceber quando está cometendo um erro, ou sendo injusto? É capaz de pedir desculpas?
   Algumas dessas perguntas com certeza você já se fez e ficou chorando, pensando por que o mundo é tão cruel, enfim, por que tudo só acontece contigo?
parou pra pensar que sentimentos e emoções nos afetam sim, mas que é algo interno? Eu só vou me decepcionar com alguém se tiver expectativas em relação a este alguém. Que ninguém pode  me ferir sem o meu consentimento.
   A auto-estima é de extrema importância em nossa vida, pois como posso valorizar e respeitar os outros se não me valorizo e não me respeito. É preciso ter consciência da nossa responsabilidade diante dos fatos da vida, sair do casulo e crescer como pessoa. Deixar de lado o complexo de coitadinho, vítima, sofredor, para tomar as rédeas da própria vida, ou retomar o controle de si mesmo.Parar de culpar os outros pelos seus  erros e fracassos. A maior parte do nosso sofrimento é culpa nossa sim, pois permitimos que as outras pessoas nos machuquem ou nos enganem.
   Quando a vida parece não ter mais jeito, então esta é a  nossa HORA. É a nossa vez de ter prazer em viver. Chega de ficar lambendo as feridas, essa é hora de agir e mudar de vida, como diz o dito popular: "levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima." 
   A auto-estima está intimamente ligada ao prazer, que é gostar de estar vivo, de quem se é, valorizar o que se tem, e principalmente, valorizar as pessoas que nos amam de verdade.
   Você é capaz de transformar sua vida se tiver coragem de se encarar , e reencontrar o prazer de viver, e viver com prazer. 
   Então , o que está esperando? Viva com prazer!


Ser feliz , é ser livre...´Ter medo é normal, ser herói, é se reconhecer humano.



Suely Martins   - Psicóloga.

terça-feira, 27 de março de 2012

O Estresse no trabalho.

      O trabalho ocupa um papel importante na vida das pessoas, sendo também de extrema importância na formação da identidade e na inserção social das mesmas. Porém , o que vemos, é que muitas pessoas se enganam ao dar maior importância ao fator financeiro e deixando de lado a satisfação pessoal, o prazer em fazer algo que considere importante para os outros, mais principalmente para si mesmo. Todos nós precisamos de "dinheiro" para sobreviver, ou para dar conta dos nossos mimos, mais  dinheiro não é tudo; ter satisfação no trabalho e reconhecimento profissional também. E  não menos importante o servir, e estar disponível para a sociedade, para a família, para a vida, mas estar bem consigo mesmo...Isso, não tem preço!
     O estresse ocupacional vem sendo alvo de estudo e preocupação por parte de grandes empresas, que vêem sua produção comprometida devido ao estresse no trabalho e a síndrome do burnout. Isso acaba afetando as pessoas em outros setores de sua vida, e  na vida da sociedade em geral.
      Quando surgem problemas de difícil solução, e as pessoas não conseguem resolvê-los, sentindo-se impotentes diante da própria vida, elas acabam perdendo todo o interesse pelo que antes lhe dava prazer, e podem até desenvolver doenças , as conhecidas "psicossomáticas", para nós aqui, doenças do estresse.   A saúde pode ser afetado com os mais diversos problemas e sintomas tais como: insônia, irritabilidade, mal-humor constante, depressão , síndrome do pânico entre outros, enfim, até o suicídio, quando o estresse  ocupacional chega ao esgotamento "físico e emocional" do indivíduo.
        O que fazer para ao  menos amenizar tal situação? Que tal começar com uma auto- avaliação  corajosa, e começar a fazer pequenas mudanças no seu dia a dia, tendo humildade em reconhecer seus limites e buscar ajuda profissional se necessário. Fica aqui algumas sugestões para solucionar o problema: Converse com seu chefe, não apenas critica e reclame, mas dê sugestões de como melhorar e otimizar o trabalho.  Pare, respire fundo, conte até MIL se necessário for, e preocupe-se com sua qualidade de vida. Praticar alguma atividade física, dança, massagem, meditação, melhorar a alimentação, se divertir, sorrir, ser feliz. Também podem funcionar. Enfim , quem sabe não chegou a hora de mudar de emprego, ou até de profissão.
O importante é ser feliz. Viva com prazer!

Suely Martins. - Psicóloga

domingo, 25 de março de 2012

Educar com amor!

       Educar, exige esforço, sabedoria, dedicação, paciência. Uma arte divina, um dom supremo, educar é para as crianças uma necessidade, pois para crescer e viver em sociedade todos precisamos aprender  a conviver com o outro.  Viver em família significa disponibilidade para aprender sempre, ensinar sempre e amar sempre.
       Percebemos nos dias de hoje que muitos pais sentem muita dificuldade em educar seus filhos, e muitas vezes passam tal responsabilidade para outros, seja por medo de errar, de não dar conta, enfim, acabam se sentindo pressionados a serem prefeitos, amigos, legais, compreensivos, e acabam por esquecerem o principal, ser pai, ser mãe, ser o responsável pela educação do seu rebento,e envolvidos pelo medo ou pela culpa de não ter tempo para dar atenção a seu filho. E claro, vão culpar um ao outro (pais), ou a escola, os professores, os avós, qualquer outra pessoa que lhes salvem da responsabilidade que é sua. Sim, não devem delegar tal poder, dever, direto, que é seu, a outra pessoa, mesmo que pareça  uma missão impossível, acredite, você é capaz, não existe manual de instrução para pais, nem para filhos, só se aprende vivendo, e viver dá trabalho, exige esforço, atenção, e estar disponível para aprender as lições da vida, então como impedir que os filhos sofram, que aprendem a ser educados, honestos, sem o nosso exemplo?
       Viver é um ato de amor, e para educar é necessário amar. Aprendi que só damos aquilo que temos, e percebi em minha prática profissional que muitos pais não aprenderam a amar, então como amor? Mas não nos esqueçamos de que a vida nos ensina a viver, e nos dá todos os instrumentos para sermos felizes, e que se não damos amor porque não sabemos, ou não tivemos na infância, podemos aprender a receber, para ter o que dar. Os filhos podem ajudar aos pais a prender a amar, a ter paciência, organização, a ser feliz. 
        Educar, também  é colocar limites, dizer não, dar bons exemplos de vida, orientar, mas não esquecer de jamais de deixar livre para voar.  Alguns pais tem dificuldades em dizer não, algumas vezes por culpa de estar a maior parte do tempo trabalhando, ou por medo de que o filho deixe de amá-los. Para os pais separados que não podem estar presentes o tempo todo, fica o lembrete "não existe ex- filho, ou ex-pai, ex-mãe, a relação entre pais e filhos é pra sempre, assim com o amor...e paciência, a criança feliz hoje, será o adulto resolvido de amanhã.

                                  Suely Martins - Psicóloga



Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!
Paulo Freire


        
        

       

Pesquisar este blog