Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


sábado, 7 de abril de 2012

Chocolate é bom demais!!!!



Chocolate é gostoso e faz bem a saúde! 
(na medida certa)
Que comer chocolate dá prazer, todo mundo sabe. Mas não é só por ser uma delícia que ele causa alegria. A engenheira de alimentos do Rio Grande do Sul informa que o cacau é rico em aminas biogênicas (uma delas é a cafeína), substâncias com alto poder estimulante. “Elas incitam a produção de neurotransmissores que dão sensação de bem-estar, como a serotonina”, ressalta.
E não para por aí: a guloseima ainda conta com um componente chamado triptofano, que nada mais é do que um precursor da serotonina. “Para as mulheres, o aumento das taxas dessa substância promove a regulação dos níveis de estrogênio e de progesterona, geralmente alterados durante a tensão pré-menstrual”, lembra Lucy, explicando por que o doce é tão bem-vindo nessa fase.
Como se não bastasse tudo isso, uma pesquisa publicada no Journal of Proteome Research demonstrou que o chocolate amargo também é capaz de reduzir os níveis de hormônios do estresse – como o corticóide e a adrenalina – em pessoas nervosinhas. Resumindo: ele é uma deliciosa fonte de felicidade .
       Quando estiver com dificuldade para manter a concentração e colocar a cabeça para funcionar, lembre-se de que o chocolate amargo pode dar um empurrãozinho no desempenho cerebral. O cacau contém cafeína e teobromina, substâncias conhecidas por seus efeitos estimulantes. Por causa delas, fica mais fácil chegar ao estado de alerta e conquistar um raciocínio mais ágil.
Thaís Manarini, especial para o iG São Paulo | 03/04/2010
Páscoa, tempo de refletir sobre o amor ao próximo, a tradição de trocar ovos de chocolate, de visitar amigos e familiares, e pensar no que ti faz renascer!
Tempo de deixar pra traz as mágoas, dores, sofrimentos, enfim , focar no que pode e deve ser melhorado, renovado. Não nos esqueçamos do verdadeiro significado da Páscoa, independente da conotação religiosa, fica a sabedoria do nascer de novo, se libertar das culpas, dos julgamentos penosos e auto-julgamentos enganosos, enfim,  começar de novo.           Boa Páscoa!!!!
Suely Martins.



domingo, 1 de abril de 2012

Mau humor frequente pode ser depressão.

  Nos dias de hoje é comum encontrarmos pessoas mal humoradas, afinal , é difícil dar conta de tantos afazeres, especialmente quando se é jovem, são tantas cobranças e auto-cobranças, que carreira seguir, ou que curso fazer, namoros, escola, trabalho, família, e a adolescência, sim , segundo o estatuto da criança e do adolescência (ECA), tal período vai  dos doze aos dezoito anos de idade. E ser adolescente é Normal ter conflitos, medos , dúvidas, estresse, mal humor, e em alguns casos depressão.


A depressão é uma doença silenciosa e sem preconceitos, pois ataca qualquer pessoa, independente de sua classe social, raça, religião, idade, acometendo inclusive crianças e adolescentes. Alguns jovens passam por esse período da adolescência sem  maiores problemas, enquanto outros, ( o que é normal), encontram dificuldades em superar seus conflitos, sentem-se incompreendidos, perseguidos, ansiosos, estressados, e mal humorados, porém quando o mal humor se torna frequente e vem acompanhados de outros sintomas, devem ser tomados alguns cuidados com os jovem que podem estar com depressão. Se o jovem além do seu mal humor habitual apresentar: distúrbios de sono, ansiedade constante, transtorno alimentar, falta de esperança, falta de prazer pela vida, impulsividade, pavio curto, reclama o tempo todo "dos outros", pois sentem-se desamparados, mal amados, abandonados, parecem não gostar de carinho,  é chegada a hora conversar e buscar apoio da família e/ou amigos.
Tá olhando o que?
Há pessoas que chegam ao grau de não mais querer viver, tendo pensamentos torturantes , negativos e até de morte, então  é preciso estar atento aos sinais e sintomas que a pessoa apresenta, e buscar ajuda para uma avaliação profissional. Que pode ser o psicólogo ou psiquiatra. Lembrando que a depressão pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, também percebemos tais sintomas nos idosos, que podem também estar associados ao sentimento de baixa-estima e inadequação, aposentados sentem-se com frequência  como inúteis, incomodando os outros, (em especial os filhos), para estes além da psicoterapia  sugiro que busquem fazer alguma atividade que o agrade, com dança, uma caminhada  ou trabalho voluntário por exemplo.
Fica a dica, o mal humor é normal para pessoas  chatas e rabugentas, porém quando este mal humor passa a afetar a vida de quem o tem e das pessoas que estão ao seu redor, tenha humildade e peça ajuda. Pra todo mal há  remédio, se não tem remédio, remediado está, e com amor  tudo pode ser superado.             
      Viva com prazer!
Suely Martins - Psicóloga.

Pesquisar este blog