Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


domingo, 1 de abril de 2012

Mau humor frequente pode ser depressão.

  Nos dias de hoje é comum encontrarmos pessoas mal humoradas, afinal , é difícil dar conta de tantos afazeres, especialmente quando se é jovem, são tantas cobranças e auto-cobranças, que carreira seguir, ou que curso fazer, namoros, escola, trabalho, família, e a adolescência, sim , segundo o estatuto da criança e do adolescência (ECA), tal período vai  dos doze aos dezoito anos de idade. E ser adolescente é Normal ter conflitos, medos , dúvidas, estresse, mal humor, e em alguns casos depressão.


A depressão é uma doença silenciosa e sem preconceitos, pois ataca qualquer pessoa, independente de sua classe social, raça, religião, idade, acometendo inclusive crianças e adolescentes. Alguns jovens passam por esse período da adolescência sem  maiores problemas, enquanto outros, ( o que é normal), encontram dificuldades em superar seus conflitos, sentem-se incompreendidos, perseguidos, ansiosos, estressados, e mal humorados, porém quando o mal humor se torna frequente e vem acompanhados de outros sintomas, devem ser tomados alguns cuidados com os jovem que podem estar com depressão. Se o jovem além do seu mal humor habitual apresentar: distúrbios de sono, ansiedade constante, transtorno alimentar, falta de esperança, falta de prazer pela vida, impulsividade, pavio curto, reclama o tempo todo "dos outros", pois sentem-se desamparados, mal amados, abandonados, parecem não gostar de carinho,  é chegada a hora conversar e buscar apoio da família e/ou amigos.
Tá olhando o que?
Há pessoas que chegam ao grau de não mais querer viver, tendo pensamentos torturantes , negativos e até de morte, então  é preciso estar atento aos sinais e sintomas que a pessoa apresenta, e buscar ajuda para uma avaliação profissional. Que pode ser o psicólogo ou psiquiatra. Lembrando que a depressão pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, também percebemos tais sintomas nos idosos, que podem também estar associados ao sentimento de baixa-estima e inadequação, aposentados sentem-se com frequência  como inúteis, incomodando os outros, (em especial os filhos), para estes além da psicoterapia  sugiro que busquem fazer alguma atividade que o agrade, com dança, uma caminhada  ou trabalho voluntário por exemplo.
Fica a dica, o mal humor é normal para pessoas  chatas e rabugentas, porém quando este mal humor passa a afetar a vida de quem o tem e das pessoas que estão ao seu redor, tenha humildade e peça ajuda. Pra todo mal há  remédio, se não tem remédio, remediado está, e com amor  tudo pode ser superado.             
      Viva com prazer!
Suely Martins - Psicóloga.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog