Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mulheres que amam demais!

       
Amor ou maldição?
          Vivemos num mundo cheio de desafios, onde o ter parece melhor que o ser. E a vontade de obter poder , muitas vezes fazem os indivíduos tornarem-se agressivos. A busca pelo prazer, o desejo cada vez mais pode levar as pessoas a loucura, vícios, e até a morte.       A cada dia surge uma nova  doença,  e a ciência numa busca árdua pela cura. A codependencia  é considerada pela OMS um vício, uma doença.
            A Codependencia   uma doença emocional que foi"diagnosticada" nos Estados unidos na década 70;  em estudos feitos em clínicas de dependentes químicos e atendimento a seus familiares.
           Porém, conforme o avanço das pesquisas e estudos das causas e sintomas, verificou-se que a doença atinge não apenas familiares de dependentes químicos,  mas um grande número de pessoas, cujo comportamentos e  reações perante a vida são um meio de sobrevivência.
           Os codependentes são as pessoas que vivem em função do outro, fazendo destes a razão de sua felicidade e bem estar; como se sua vida dependesse do outro , assim como um vício, e que deve ser tratado como tal.
  Essas pessoas tem baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa, vivem tentando "ajudar" as outras pessoas, esquecendo na maior parte do tempo de viver a própria vida; entre outras atitudes, a de auto-anulação. São pessoas extremamente manipuladoras, que se enganam dizendo "amar demais" o outro, mas se é demais, alguma coisa está errado, isso não é normal.
"  Quem ama demais o outro, é porque se ama de menos."
   O que irá caracterizar a patologia, ou seja , a doença, é o grau de negligência com a  própria vida. Tais pessoas dizem fazer tudo pelo outro por "pena", imaginam que o outro não irá ter forças para
suportar viver sem ele, quando na verdade ele é quem não consegue viver sozinho; sente-se culpado se não ajuda , ou se não agrada o outro, sente-se mais fortes para suportar a dor e o sofrimento do "mundo".
Mas na verdade tais pessoas são manipuladoras, vaidosas, com um sentimento de "onipotência", pois querem ter o controle sobre tudo e todos.
     Nutrem um profundo ressentimento e raiva, e o medo da rejeição, é o gatilho daquele que pensa que tudo pode controlar, e podem chagar a pensamentos e ações de eliminar o seu problema, (a pessoa que o rejeita).
     A Codependência pode ser fatal, causando a morte por depressão, suicídio, homicídios, câncer, e outras.
   Como toda doença, pode ser tratada se diagnosticada a tempo, o primeiro passo em direção a cura, é tomar consciência e aceitar o problema, buscar ajuda profissional qualifica, o quanto antes, que pode incluir, medicamentos e psicoterapia, o psiquiatra e psicólogo estão apto a ajudar a tratar o problema.

Suely Martins - Psicóloga


Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
Portanto, plante seu jardim e decorre sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
William Shakespeare

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog