Psicologia de vida


A felicidade é um problema
individual. Aqui, nenhum conselho é válido.
Cada um deve procurar, por si,
tornar-se feliz.

Sigmund
Freud


domingo, 22 de janeiro de 2012

Aprendendo a meditar!

Meditação andando!
"O propósito é o de se estar no momento presente, tendo plena consciência da respiração e da caminhada, e de se apreciar cada passo. Para isso, devemos nos livrar de todas as preocupações e ansiedades, não pensar no futuro, nem no passado, só vivendo o momento presente. " Autor: Thich Nhat Hanh




        É certo que qualquer pessoa pode aprender a meditar, porém nem todas conseguem da mesma maneira.
Muito se fala nos dias de hoje sobre a importância da meditação, e como ter paz em dias de guerra. Sim, vivemos em tempo de guerra, no trânsito, nas ruas nas comunidades não pacificadas, nos corações das pessoas.
       Ao se falar em meditar me vem a imagem daquela figura em postura de Yoga, completamente "desligada do mundo"; ao menos é o que parece , porém, não é bem assim, meditar é estar consciente de si mesmo, do seu mundo e mundo a sua volta,  é meditar na ação. Novamente parece impossível nos dias de hoje, mas acredite é possível e mais fácil do que se imagina. Existem diverso tipos de  técnicas de meditação, porém uma me chamou a atenção, a "meditação andando", isso mesmo, é possível meditar andando, basta praticar a técnica que é bem simples, apenas requer prática e dedicação, aliás como tudo na vida.
       Já parou pra pensar  poderia ter evitado aquela discussão com o vizinho, ou aquela dor de cabeça causada pelo trânsito ou falta de paciência com a esposa , ou porque seu filho queria brincar?
        Segundo estudos a meditação é capaz de aliviar diversos sintomas como, dores crônicas, estresse, mal humor entre outros. E como falei anteriormente, existem diversas maneiras de meditar, inclusive a meditação em ação, ou a técnica da mente alerta ; em seu livro, "Meditação Andando", o Mestre zen budista Thich Nhat Hanh explica como conseguir a paz interior, ao fazer caminhada. E você dirá :-"Não tenho tempo." E quando você vai a padaria? Isso mesmo, com a prática da concentração podemos meditar em nossas ações cotidianas enquanto caminhamos, tomamos banho, comemos. Aprendemos a tornar consciente o que fazíamos de maneira automática e podemos assim desfrutar de cada momento de nossa vida, basta querer estar no controle de sua vida presente, e não perdido em pensamentos do passado ou preocupações do futuro.
Meditar é estar vivendo seu momento atual, aqui e agora. Não espere mais comece agora, e descubra a felicidade nas pequenas coisas da vida, nos gestos, e principalmente nas ações.



"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração."
Dalai Lama

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog